Nos dias 22 e 23 de setembro aconteceu, no Centro de Convenções de Bonito, o “MS em Letras – II Encontro do Livro e Leitura”. O evento, que já é referência no calendário nacional, marcou o lançamento do Plano Estadual do Livro e Leitura, iniciativa pioneira de Mato Grosso do Sul. Na cerimônia de abertura estavam presentes o governador André Puccinelli, a secretária de Educação Prof. Maria Nilene Badeca e os secretários de Educação de diversos Estados do país. O PELL estabelece metas e estratégias com objetivo de nortear o desenvolvimento na área do livro, da leitura, literatura e bibliotecas, por meio de políticas articuladas que evidenciam a cidadania, a educação, o meio ambiente, as práticas sociais, o respeito à diversidade cultural, a inserção de novas tecnologias e a ampliação de acesso à informação.
Fonte (texto e fotos): SED/MS
Confira algumas fotos do evento
Clique para ampliar!
Resumo da programação
Dia 22/07/2011 – Abertura do evento com uma apresentação do “Coral das Meninas Cantoras de Porto Murtinho”.
Dia 23/07/2011 - Matutino: Palestra da secretária executiva do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), Maria Antonieta Antunes Cunha, sobre “Políticas Públicas para Leitura”, seguida da Apresentação da coordenadora da Educação Infantil e Ensino Fundamental da SED, Carla de Britto Ribeiro Carvalho e a gerente de Patrimônio Histórico e Cultural da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Neusa Arashiro, sobre a “Experiência na Construção do PELL/MS”. Finalizou a manhã, a palestra “A Construção do PMLL a partir do PNLL e dos PELLs” com a consultora da UNESCO para o PNLL, responsável pela construção dos Planos Municipais e Estaduais de Livro e Leitura, Rosália Guedes.
Vespertino: A consultora da UNESCO Luciana do Vale Fernandes, que assessorou a Coordenação executiva do PNLL desde o início, contou a “Experiência em Andamento de Criação do PMLL”. Maria Antonieta retornou com a palestra “Leitura: novas concepções, necessidades de sempre”. O autor da obra “Tosco”, Gilberto Dari Mattje, falará sobre o livro, utilizado nas escolas nos projetos contra o bullying. A seguir, diretores de escolas estaduais e membros da Polícia Militar apresentaram suas experiências. Para fechar o encontro, “Contação de Histórias” com Edvânia Braz Teixeira.