Dia Estadual de Combate ao Bullying Escolar

No dia 15 de setembro as 356 escolas estaduais de Mato Grosso do Sul realizaram atividades referentes ao “Dia Estadual de Combate ao Bullying Escolar”. Foram desenvolvidas diversas atividades como panfletagem, jogos educativos adaptados para o tema, dinâmicas, apresentações de teatro, concurso de paródias e palestras. 
 
Confira algumas atividades realizadas em escolas dos municípios jurisdicionados ao NTE-Regional.


E. E. Ernesto Solon Borges (Bandeirantes): Foi realizada dinâmica da paz: as palavras paz, união, justiça, fraternidade, sabedoria, esperança, cidadania, dignidade, ética, compreensão, caráter, humildade e vida foram colocadas em balões. A ação foi seguida de apresentação musical e paródias com o tema “bullyinar é pecado”. Também foi apresentado teatro, simulando sala de aula e a prática do bullying, exibidos filmes sobre o tema, realizadas brincadeiras e conscientização em escolas municipais.
Fonte: SED/MS



E. E. Abadia Faustino Inácio (Camapuã): Aconteceram atividades matutinas promovendo ações de conscientização de combate ao Bullying nos pontos comerciais mais movimentados da cidade, com distribuição de panfletos e cartazes, bem como visitas às escolas municipais. Ainda pela manhã, houve a realização de uma palestra ministrada pelo Professor Félix Lopes sobre o Bullying, enriquecida com reportagens e charges. No período vespertino, os trabalhos foram direcionados para as apresentações culturais, como: teatro, canto, paródias, poesias e músicas que foram ensaiadas durante as aulas na Oficina de Violão. A comunidade, bastante motivada, acompanhou a realização dos trabalhos da escola.
E. E. Camilo Bonfim (Camapuã): As atividades iniciaram com uma palestra, onde foram abordadas diversas situações e exemplos sobre o conceito de bullying e como devemos combatê-lo. Também foram exibidos vídeos, cantadas música de autoria dos alunos, realizados depoimentos sobre a tema e panfletagem com o objetivo de conscientizar a população.
E. E. Joaquim Malaquias da Silva (Distrito de Pontinha do Cocho-Camapuã): As atividade tiveram início com panfletagem em locais públicos do Distrito a fim de sensibilizar a população local. Em seguida, os alunos responderam questionários (Teste seus Conhecimentos – Bullying), fizeram desenhos representativos do tema, escreveram poemas, poesias e redação e exposição de slides na quadra da escola. Para finalizar as atividades foram realizadas as palestras ECA e Bullying.
   
E. E. José Serafim Ribeiro (Jaraguari): Foram realizadas leituras de textos e atividades em sala de aula, panfletagem com os alunos do Ensino Médio, apresentação de peças teatrais, paródias e jogo educativo (trilha).
E. E. Zumbi dos Palmares (Furnas do Dionísio-Jaraguari): Inicialmente foi realizada palestra para um primeiro contato com o conceito de Bullying. Para auxiliar a exposição foram confeccionados pequenos cartazes, que subsidiaram a apresentação, logo após a apresentação do vespertino foram entregues panfletos na Comunidade. No noturno algumas paródias de cunho educativo foram escritas pelos alunos, que estudaram e prepararam apresentações. Para finalizar uma palestra foi proferida Pelos Conselheiros Tutelares do município.
E. E. Antônio Coelho (Nova Alvorado do Sul): Foi desenvolvido Projeto Multidisciplinar envolvendo as disciplinas de Inglês, Geografia, Biologia e Língua Portuguesa, com aplicação de questionários, debates e relatos sobre o assunto. Exposição de filme e vídeos educativos sobre o tema, elaboração de peça teatral e seminários para turmas de 6º ao 9º e ensino médio. Também foi realizada panfletagem com os alunos do ensino médio.
 Acesse os vídeos das ações no blog da escola.
 
E. E. Delfina Nogueira de Souza (Nova Alvorado do Sul): Os alunos foram reunidos no pátio da escola e apresentaram paródias, assistiram palestras e apresentaram teatros.
 
E. E. Prof. Catarina de Abreu (Sidrolândia): Os alunos das séries iniciais confeccionaram desenhos expressando alguma forma de combater o bullying, depois os desenhos foram anexados nos murais da Escola. Nas turmas do do 6º ao 9° (E.F) e 1° ao 3º (E.M) participaram do concurso de redação sobre o tema com premiação para as melhores redações. Foi proferida palestra pelo Comandante da Polícia Militar e exibido um vídeo pelo Conselho Tutelar. Também foi realizada panfletagem e distribuição de cartazes nos principais pontos do comércio local.
 
E. E. Sidrônio Antunes de Andrade (Sidrolândia): Foi realizada panfletagem na rua no entorno da escola, no bairro Pé de Cedro, na E. M. Pedro Aleixo e comércio local; Apresentação da parodia sobre Bullying; Palestra com o subtenente Laudelino da Policia Militar e apresentações na secretaria de Promoção Social, na E. M. Valério Carlos da Costa, na E. M. Pedro Aleixo e na Praça Municipal.
E. E. Dr. João Ponce de Arruda (Ribas do Rio Pardo): Com a participação de toda equipe escolar foi realizada panfletagem no entorno da escola, exibidos vídeos com atividades sobre o tema bullying (violência e respeito), realizados trabalhos em sala de aula com panfletos, apresentados teatros e paródias e postados em sites de relacionamentos mensagens de combate ao bullying escolar. Também foram realizadas palestra e oficinas sobre o tema com Psicóloga e feito o “cantinho do bullying”, onde os alunos poderão colocar bilhetes contando os casos de bullying que sofreram e sugestões para possíveis soluções.
E. E. Leontino Alves de Oliveira (Rio Negro): No primeiro momento os alunos realizaram atividades programadas pelos professores. Em seguida, juntamente com os professores e divididos em turmas, fizeram a panfletagem nos diversos locais especificados para cada grupo. Além da entrega de panfletos fizeram à explicação da intenção deste trabalho nos lugares que visitaram. De volta a escola, os alunos foram reunidos no pátio para realizar as apresentações que se iniciaram com a explicação da Professora Sandra, presidente da Comissão de Conscientização, Prevenção e Combate ao Bullying, que falou sobre os membros da comissão e sobre o Bullying, que os alunos devem sentir-se seguros em procurar a equipe e relatar a situação. Em sequencia houve as apresentações das atividades propostas com vídeos, paródias, peça teatral, monólogo, rap, leitura de textos dos alunos e poesias. No período vespertino realizaram atividades diferenciadas com peças de teatro, paródia, jograis das turmas de 4º e 5º Ano, poesias, músicas, explicação sobre o tema Bullying, exposição de cartazes e brincadeiras com as crianças. No período noturno apresentaram os vídeos no multimídia com relatos e exemplos sobre o tema e explicação. Houve também leitura dos alunos e um jogo sem arbitragem, se algum jogador xingasse sairia do jogo com intuito de mostrar que tem como brincar e socializar sem ofensas ou qualquer coisa que prejudique os colegas.
E. E. Otávio Gonçalves Gomes (Rio Negro): Os alunos apresentaram teatro, entregaram panfletos na rua, realizaram exposição de cartazes e paródias produzidas em sala de aula e participaram corrida recreativa.
E. E. Antônio Nogueira (Terenos): Alunos do Ensino Médio assistiram ao filme “Mãos talentosas”e produziram cartazes; Alunos do turno matutino produziram mural temático com a professora de Artes; No período vespertino assistiram palestra com a polícia militar, o Filme: “Diário de um banana” e produziram raps e flashcards em inglês sobre a temática, poesias e coreografias. Acesse os vídeos no blog da escola.